Até o momento, temos 8.712 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Monte Florido

Ampliar imagem Monte Florido
Foto: Alexandre Berner
Monte Florido
Cadastrada por: Luciano Bender, em 24-11-2017 às 23:55
Descrição: Pouquíssimo freqüentado, o Monte Florido está situado em um dos bairros mais altos de Petrópolis. Possui somente três vias de escalada que, da esquerda para a parte direita da montanha, tornam-se progressivamente mais difíceis. Uma boa dica é que se chegue cedo à base, de modo a aproveitar a oportunidade e escalar todas as vias em um único dia. A pedra possui coloração escura e inclinação positiva, oferecendo granito de excelente qualidade e algumas pequenas fendas. As vias, geralmente, possuem poucas agarras e vários trechos em aderência. E a extensão das rotas varia em torno dos 150 m. O único ponto negativo é a grande quantidade de residências no sopé da montanha.
Como chegar à base: partindo do Centro, depois de entrar na Estrada da Saudade, deve-se tomar a segunda rua à esquerda. Subir a Ladeira João Ventura ou a Rua Veridiano Félix, logo a seguir, e ir até o final, continuando sempre pela rua principal. Depois de uma subida bastante íngreme, avista-se a montanha à esquerda. A identificação do caminho é bastante óbvia. O acesso à base das escaladas é feito por uma servidão, antes do ponto final do ônibus.